Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Meu nome é Mariana Gabriela Fonseca, prazer. Sou formada em Imagem e Som pela UFSCar (turma 2000 a 2003) e atualmente curso Ciências Biológicas na Unesp Rio Claro (Turma de 2007 até atualmente). Atuo como professora eventual na rede pública Estadual de ensino e tenho grande paixão pelo meu trabalho. Pretendo me formar na licenciatura e fazer pós graduação em Educação. Acredito em uma nova educação, diferente do que é hoje praticada nas escolas brasileiras. Para mim, o método de ensino em vigor é precário e obsoleto, não segue o fluxo das mudanças decorrentes de uma série de transformações sociais, econômicas, comportamentais e tecnológicas. Por isso, estou sempre procurando inovar em minhas aulas, mesmo que muitas vezes falhe e/ou caia no tradicional. Afinal, errando é que se aprende.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Oi, prazer!

Acho sempre tão difícil começar um blog. Já tive milhares deles, em geral não diziam nada em específico, mas significavam muita coisa para mim. Às vezes tanto, que eu acabava pondo um fim nele por achar que estava expondo demais minha pessoa. Este vai ser diferente (é sempre assim...). Acho que um bom começo é me apresentar. Pois bem, vamos lá. Prazer, me chamo Mariana, tenho 26 anos (no ano em questão né gente...) e estudo Biologia na Unesp Rio Claro. Estou no terceiro (e bem chato) ano. É minha segunda faculdade. A primeira foi de Imagem e Som, na UFSCar. Um curso meio sem pé nem cabeça, totalmente open mind, uma coisa ampla que envolve cinema, teatro, artes, tv, rádio, fotografia, filosofia... Enfim, um curso de Comunicação e Artes multidisciplinar, que me abriu os olhos para o mundo, me deu base para formar opiniões e me localizar melhor no planeta. Assim, no papel, é a coisa mais linda do mundo. Mas na prática, é uma profissão sofrida. O trabalho é esgotante, mal reconhecido, o salário geralmente é medíocre e para conseguir um emprego bom, em uma empresa televisiva, por exemplo, ou vc tem um ótimo Q.I (quem indica) ou tem que fazer favores sexuais a metade dos funcionários, a começar pelo porteiro, que nunca te deixa entrar na empresa para entregar o curriculo no R.H. Tá, pode estar sendo meio exagerado, mas pra mim, os 3 anos pós- faculdade que passei trabalhando como editora de vídeos foram frustrantes. Não que eu não goste de edição de vídeo, adooooro, mas francamente, não me traria muito retorno. Um belo dia, em 2006, me vi detrás de um balcão de locadora, com um diploma de faculdade FEDERAL na gaveta. Crises e crises existenciais depois, resolvi tomar uma atitude, porque definitivamente, ficar parada vendo a vida acontecer não é meu lema. O sonho de estudar Biologia vinha desde que me conheço por gente, e naquele momento me pareceu uma boa alternativa. Joguei tudo para o alto. Deixei para trás toda uma história de vida que tive em São Carlos, desde os 17 anos de idade, deixei a melhor fase da minha vida por lá, amigos, namorado, minha kitnet e algumas tralhas. E voltei para a casa da mamãe. Confesso que cheguei um tanto quanto sem chão, em frangalhos devido a uma recém curada depressão, um namoro que já não andava mil maravilhas e um sentimento de frustração absurdo. Estava me sentindo num filme de David Lynch, onde nada mais fazia sentido. Recomeçar do zero. Restart, reset, formatar. Era bem por aí. Sem amigos, sem emprego, sem dinheiro, sem saber direito o que estava fazendo ali. Daí me matriculei num cursinho. Tinha 4 meses para me preparar pro vestibular, depois de ficar 7 anos sem estudar absolutamente nada daquilo que é cobrado. Mas fui, com a cara e a coragem. Achava mesmo que não ia passar, ainda mais porque só ia prestar o vestibular da UNESP e nada mais. Mas consegui, incrivelmente, eu consegui. A vida já tinha mais cor, era o início de uma nova fase. O zero passara a 1, e eu estava disposta a me dedicar de verdade ao novo curso. Três anos depois, cá estou eu, abrindo um blog para contar as experiências que estou tendo como professora eventual nas escolas públicas, expôr um pouco de meus medos e anseios, e as frustrações que sempre aparecem... Prazer, meu nome é Mariana, e agora chega, já falei demais!




Um comentário:

Unknown disse...

Mai viu!??
Mal posso esperar pelas interessantes historias dessa figura

te adoro mari

beijao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página