Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Meu nome é Mariana Gabriela Fonseca, prazer. Sou formada em Imagem e Som pela UFSCar (turma 2000 a 2003) e atualmente curso Ciências Biológicas na Unesp Rio Claro (Turma de 2007 até atualmente). Atuo como professora eventual na rede pública Estadual de ensino e tenho grande paixão pelo meu trabalho. Pretendo me formar na licenciatura e fazer pós graduação em Educação. Acredito em uma nova educação, diferente do que é hoje praticada nas escolas brasileiras. Para mim, o método de ensino em vigor é precário e obsoleto, não segue o fluxo das mudanças decorrentes de uma série de transformações sociais, econômicas, comportamentais e tecnológicas. Por isso, estou sempre procurando inovar em minhas aulas, mesmo que muitas vezes falhe e/ou caia no tradicional. Afinal, errando é que se aprende.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

De repente, eventual

Daí um dia, minha mãe me disse: "Já que você precisa trabalhar, por que não aproveita e presta o concurso para ser professora eventual ?". Hum... a ideia não me pareceu nada mal, já havia tido algumas experiências com ensino, quando fiz monitoria num museu em São Carlos, e passava o dia recebendo grupos de escolas e ensinando um pouco de arte para eles. Venho de uma família cheia de professores, minha mãe foi professora primária por muito tempo, minha avó, tia... Decidi apostar nisso e fiz o tal concurso. Durante as férias, achei que fosse ter tempo para preparar algumas aulas, e achava que ia dar aulas apenas de Ciências e Biologia. A real mesmo, é que eu achava que não ia ser chamada NUNCA para dar aula, ou que ia ser uma coisa muuuuito eventualmente mesmo. Hahaha, pobrezinha de mim, tão bobinha! Um belo dia, ainda em férias da faculdade, toca o telefone. Eu estava deitada, eram 8 e meia da noite. Minha mãe entrou no quarto que nem um furacão e com o telefone na mão disse:
-"Levanta, vai dar sua primeira aula!".

( Ahm?!?!?!?!? Meu Deus, como assim? )

-"Alô?!"


-"Alô, Mariana?"

-"Sim"

-"Mariana, você pode vir AGORA dar aula de Química?"

-"Ahm?! Ah, posso sim, já já estou aí"

-"Ok, estamos te esperando, venha o mais rápido possível!"

Levanto, descabelada, escovo os dentes, pego meu livro de química, de biologia, acendo um cigarro e saio, desesperada, com medo, ansiosa, pensando: O QUE RAIOS EU VOU FALAR PARA ESSES ALUNOS?! Achei mesmo que chegando na escola iam me dar algum material, alguma direção, um apoio, sei lá! Daí eu chego lá, uma mulher olha na minha cara e diz:  

- "É você a eventual? Venha comigo..."

Fui seguindo ela pelos corredores, quando chegamos em frente a uma sala de 2º Colegial, aqueles alunos todos na maior bagunça, ela diz:  

- "É aqui. Boa aula!" 

E simplesmente SUMIU!

(Ok ok, mantenha a calma, Mariana, você é capaz!)

  Entrei na sala, fiquei cerca de 5 minutos de frente para a sala, olhando para os alunos. Eu tremia mais que vara verde.  

-"Boa noite, Sôra" 

Demorou pra cair minha ficha, mas sim, a "Sôra" era eu, e eles estavam ansiosos para que eu ao menos abrisse a boca e dissesse alguma coisa. Foi o que fiz. Me aprensentei, engasguei, e comecei a falar de... Aquecimento Global. Puts, que assunto manjado, eu sei, mas nas minhas condições, era tudo o que conseguia pensar. Foi um desastre na verdade, me embananei toda, mas nos últimos 15 minutos de aula eu estava mais solta, respondendo a dúvidas e mais dúvidas dos alunos em relação à Biologia. O que são gêmeos, o que é fecundação, efeito estufa, fertilização in vitro, clonagem, etc etc etc. O sinal bateu, de repente. Era intervalo. Satisfeita e um pouco decepcionada comigo mesma, fui à sala dos professores devolver a chave da sala, achando que era aquilo e só. Daí a diretora chega e diz:

-" Não, bem... você ainda tem 2 aulas!" 

(DUAS AULAS? MAIS DUAS AULAS? DUPLA EM UMA ÚNICA SALA? O QUE EU VOU FALAR EM 1 HORA E 10 MINUTOS AFINAL? SOCORRO!)

Folheei vorazmente meu livro de Biologia, à procura de um assunto que fosse tranquilo, e parecia que até mesmo fotossíntese era difícil naquele momento, minha cabeça não ia, não funcionava! Aí uma luz acendeu: GENÉTICA! Ótimo, então estava decidido, eu ia dar uma aula de Genética básica, um assunto que eu dominava melhor e achava que seria de grande utilidade para eles. Beleza, entrei na sala de aula, dessa vez mais calma, mais confiante. Escrevi a palavra Genética na lousa, e quando olhei para os alunos, eles me olhavam com um grande interrogação nos olhos. Foi quando me dei conta de que talvez esse assunto fosse novidade para eles. Então, comecei a perguntar o que eles sabiam sobre aquilo. Surpresa: NADA! Não sabiam nada, nem mesmo o que era GENÉTICA, GENES, DNA. "Hello, Mariana! Aqui é a realidade das escolas públicas. Acredite se puder, no 2º colegial eles não sabem o que é um gene e o que ele faz". Apesar da dura verdade, isso me deu mais motivação para ensiná-los. Foi o Bê-a-Bá da genética. Muito interessante, por sinal, mas tá, eu sou suspeita pra falar. Saí daquela escola nas nuvens. Começou ali uma paixão em minha vida: ser professora.

4 comentários:

Roberto disse...

Olá caramba gostei da sua postagem falando do seu primeiro dia como professora. Aposto que muitos iniciantes morrem de medo de encarar uma sala como professor eventual , ainda mais, para dar aula de uma materia que você não é formada. Eu me formo em adminsitração e quero fazer biologia para dar aula. Meu msn é brunoroberto@yahoo.com.br adiona plzzzz

MonaLisa disse...

'- "É você a eventual? Venha comigo..."

Fui seguindo ela pelos corredores, quando chegamos em frente a uma sala de 2º Colegial, aqueles alunos todos na maior bagunça, ela diz:

- "É aqui. Boa aula!"

E simplesmente SUMIU!'


Huahuahauhauhauhauahua

Me desculpe, mas eu ri demais lendo isso porque comigo foi quase do mesmo jeito.

Eu sou de Sociologia, mas também 'dou aula de qualquer coisa' eventualmente.

Parabéns pelo blog. ^^

Gisele disse...

Ola Mariana.
Parabens, vc consegue colocar em texto td que sentimos na pele, ser eventual não é facil, ser eventual é de certa forma revoltante e frustante. Esta semana fui acordada pela manhã para eventuar aulas de hístória, como não sabia o que dar, olhei o diaria de classe vi aonde o professor paro e dei continuidade. Hoje ouvi do professor de história q a eventual adianto a aula dele e o atrapalho no seu planejamento........Fiquei muito decepcionada, não sei se comigo mesma ou com ele. O que me revolta neste tipo de comentario é que, quando eu era aluna ficava muito P da vida porque o Prof eventual dava qualquer coisa q não seria utilizado e o prof da classe nunca deixava matéria...Ele geralmente mandava que rasgacemos a folha da materia do eventual pq não servia p nada.... Gente é tão dificil deixar matériSera? Os professores efetivos não pensão nos alunos, não tem i minimo de respeito por eles e ainda se revoltão porque os alunos são desenteressados.... Ser professora é minha paixão e desgosto ao mesmo tempo.....

Anônimo disse...

Muito legal seu post. Queria saber como seria minha primeira experiência como eventual e seu post me mostrou que é mesmo da maneira mais assustadora que eu poderia imaginar. Realmente desafiante, mas fico com muita vontade de dar pelo menos uma aula, nem que seja a última na minha vida (sou bacharel). Parabéns pelo blog, muito legal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página