Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Meu nome é Mariana Gabriela Fonseca, prazer. Sou formada em Imagem e Som pela UFSCar (turma 2000 a 2003) e atualmente curso Ciências Biológicas na Unesp Rio Claro (Turma de 2007 até atualmente). Atuo como professora eventual na rede pública Estadual de ensino e tenho grande paixão pelo meu trabalho. Pretendo me formar na licenciatura e fazer pós graduação em Educação. Acredito em uma nova educação, diferente do que é hoje praticada nas escolas brasileiras. Para mim, o método de ensino em vigor é precário e obsoleto, não segue o fluxo das mudanças decorrentes de uma série de transformações sociais, econômicas, comportamentais e tecnológicas. Por isso, estou sempre procurando inovar em minhas aulas, mesmo que muitas vezes falhe e/ou caia no tradicional. Afinal, errando é que se aprende.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Desenhos da Cadeia Alimentar

Como já havia mencionado no post "A Morte e a Cadeia Alimentar" , uma das atividades de ciências que propus à quinta série foi que eles fizessem um esquema ilustrativo de uma cadeia alimentar. Dei total liberdade para que eles escolhessem os organismos envolvidos, o ambiente, o tipo de representação. Maiores detalhes estão no post sobre essa atividade, portanto, vamos às imagens:

Imagem 1:


A primeira que selecionei para postar me interessou pelo ambiente escolhido, e pelos organismos que os alunos escolheram. Nenhum outro grupo ou aluno escolheu o ambiente aquático por não saberem como compôr a cadeia, mas estes alunos foram com a cara e a coragem, me fizeram inúmeras perguntas " quem come quem", "o que é uma alga", e me pediram referências de imagens para desenhar. Entreguei-lhes um livro de Biologia e eles fizeram tudo sozinho. Usaram uma técnica bem comum entre eles, de fazer a cópia direta da imagem do livro, colocando a folha por cima e traçando. Achei muito bonito, e apesar da desorganização, eles encontraram um jeito de direcionar a sequência, usando numeração nos quadros. Incluíram o ser humano na cadeia, o que também achei bem legal. 



Imagem 2:


Este esquema me desanimou um pouco, porque foi feito por um grupo de alunas que não conseguiram, de maneira alguma, identificar os níveis tróficos. Tentei ajudá-las de diversas vezes, em vão. Acabaram por entregar apenas o esquema, sem legendas, sem indicações. Ao menos elas entenderam a dinâmica, e representaram muito bem. Detalhe, os pássaros não estão ali à toa. Eles estão ali para predar a cobra.UAU!

Imagem 3:


Bom, aqui em primeiro lugar, achei os desenhos muito bonitos. Nota-se que os alunos capricharam, foram cuidadosos na confecção. Em seguida, me surpreendeu o milho como produtor! Que ideia, achei lindo! Porque eles pensaram: "a galinha come o milho", e fizeram o milho, e depois as galinhas... depois a raposa e por fim o leão. A representação dos decompositores foi bem diferente também. Por não saberem como desenhar um fungo ou bactéria decompositores, optaram por fazer pontinhos no desenho, no solo, que representam "os microorganismos do solo". Os animais mortos, com o "x" nos olhos e abaixo do nível do solo, indicam que estão enterrados, e o milho caído também representa que até mesmo os produtores morrer.

Imagem 4:


Ahh... este aqui nem tem como não concordar que os traços do desenho são coisa de profissional! Incrível como essa criançada leva jeito para desenhar. Não são raras as vezes que os alunos me entregam atividades de cair o queixo. Muitos deles fazem aulas fora da escola, e aprendem Mangá, compram revistinhas de desenho ou simplesmente praticam sozinhos, e acabam por desenvolver talentos valiosos. Este é um exemplo. Em relação à cadeia alimentar em si, bom, quando fui montá-la fiz na vertical, e não na horizontal, como o mais comum. Portanto, vale ver o primeiro esquema, no canto esquerdo à cima, depois o que está em baixo dele, sobe para o canto superior direito e desce de novo. Acho que deu pra entender, né? rs rs. A primeira coisa que me chama a atenção são as linhas de "alvo" do predador em relação à presa, que saem diretamente dos olhos deles. Achei interessantíssimo. Em seguida, a raposa predando um gavião... Fiquei na dúvida se isso é possível, e sinceramente ainda não tenho plena certeza, mas pela pesquisa que fiz na internet, raposa preda aves sim, então considero válido. O ser humano mais uma vez aparece na cadeia, e surpreendentemente, não é o "grande vencedor da batalha", não é o último consumidor. Nesta cadeia, o ser humano é predado pelo leão!!! O mais peculiar de tudo é que os decompositores foram colocados como consumidores, mas tudo bem, eles entenderam que após a morte, alguém ainda se beneficia dos restos mortais... ;)

Imagem 5:


Ahhhh, essa é a cadeia alimentar mais comentada e requisitada! Aquela onde a Dona Morte, ela mesma, com seu capuz e foice, seu ar malévolo e impiedoso surge ao final da história e o melhor de tudo: como CONSUMIDORA! Genial, genial! Fiquei muito maravilhada e perplexa com a imaginação destes alunos, e tá, um pouco frustrada pelo caos que instalei na cabecinha deles ao ficar martelando A MORTE ao final de tudo. De qualquer maneira, rendeu um belo desenho, apesar dos traços simples, sem grandes ornamentações - mas a Dona Morte foi muito bem trabalhada!


Obs: Me lembro de ter um que indicava "o cão comendo o gato", mas não o encontrei. Se encontrar, escaneio e incluo aqui.

2 comentários:

Annie disse...

Mari, eu sei um jeito, mas que tem que fazer "na mão"... parece complicado, mas não é!
Faz assim:
Quando vc escreve o post, tem duas "abas" na caixa onde vc escreve, "Editar HTML" e "Escrever". Vc faz tudo normalmente, no modo "Escrever". Aí depois vc clica em "Editar HTML", e onde estava a sua imagem (é um monte de código, mas é só ver onde vem a imagem depois do texto) e coloca lá no meio, depois do endereço da imagem (blablabla.jpg) e do código imageanchor="1", a frase: target="_blank"

Assim a pessoa pode clicar na imagem e ela abre do tamanho que for, em outra aba!

Parece complicado, mas é fácil =)

Beijo

Anônimo disse...

Can I just say what a comfort to discover somebody that truly understands
what they're discussing on the internet. You certainly realize how to bring an issue to light and make it important. A lot more people must check this out and understand this side of the story. I was surprised that you aren't more popular because you
surely have the gift.

Here is my weblog: chapter 7 bankruptcy florida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página