Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Meu nome é Mariana Gabriela Fonseca, prazer. Sou formada em Imagem e Som pela UFSCar (turma 2000 a 2003) e atualmente curso Ciências Biológicas na Unesp Rio Claro (Turma de 2007 até atualmente). Atuo como professora eventual na rede pública Estadual de ensino e tenho grande paixão pelo meu trabalho. Pretendo me formar na licenciatura e fazer pós graduação em Educação. Acredito em uma nova educação, diferente do que é hoje praticada nas escolas brasileiras. Para mim, o método de ensino em vigor é precário e obsoleto, não segue o fluxo das mudanças decorrentes de uma série de transformações sociais, econômicas, comportamentais e tecnológicas. Por isso, estou sempre procurando inovar em minhas aulas, mesmo que muitas vezes falhe e/ou caia no tradicional. Afinal, errando é que se aprende.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ahhh, Terceirão!


Ufa! Acordei 5 e meia, com uma tosse demoníaca. Achei que fosse expelir meu pulmão pela boca. Alguns comprimidos estranhos e marrons e uma colherada de um xarope, todos MADE IN CHINA, que minha irmã me deu, tomei meu café da manhã, fumei um cigarro, e fui. De manhã parece que tudo é mais tranquilo. Não sei se por conta do sono ou da maturidade, mas as aulas foram muito tranquilas. Consegui me sentir de fato uma professora. Terceiros colegiais são o máximo. É muito mais fácil lidar com uma sala onde falam a mesma lígua que eu, as mesmas gírias, as mesmas músicas, o mesmo universo. Tá, eu sei que já não tenho 17 anos, aliás, estou uma década à frente deles, mas acho que por conservar um espírito jovem e estar sempre rodeada de amigos de 18, 19 anos, consigo me comunicar perfeitamente com a turma. Fora isso, a maneira como posso explicar a matéria é diferente, mais livre. Eles já não estão mais no be-a-bá das coisas, pelo menos na maioria das vezes. Daí a coisa flui melhor. Hoje eram aulas de Física e a cada dia me surpreendo com minha própria capacidade de relembrar as coisas muito rapidamente, de conseguir explicar com facilidade, de conquistá-los. Nas duas últimas aulas tive um pouco mais de trabalho com a sala, eram muito inquetos e desafiadores, algumas meninas com uma certa malícia, talvez até inveja em relação a mim. Pode gorar, estou de corpo fechado. Ganhei um chaveiro de uma mini-bíblia, que abrindo o zíper encontram-se vários cartõezinhos coloridos com provérbios, salmos, etc. Achei legal por parte do aluno ter me dado isso. Coisas assim nos deixam mais alegre. Ahh, e teve também o momento máximo do "cala boca sua pirralha boba". Estava explicando um exercício a um garoto, e no meio de tantos cálculos chegamos a um 8 x 9 que me deixou confusa. Stress, a sala falando ao redor, sei lá, me deu um branco, nada demais, coisa normal. Virei e perguntei aos alunos ao redor: "Gente, 9 x 8 mesmo?!"
- " O loko, professora -
a menina boba - Vc não sabe nem tabuada?! Que faculdade você fez mesmo?"

- "UFSCar e atualmente UNESP" - (tá bom assim, menina boba?! hauhauihauihauhiau)

O melhor de tudo foi a expressão que ela fez. De um sorriso bem maldoso, para um :O , boquiaberta, juro, com a boquinha aberta, e soltou um:

- "Nossa, sôra... que legal!"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
(CALA A BOCA SUA PIRRALHA BOBA) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ok, agora sério. Talvez esses pensamentos soltos que jogo aqui pareçam de uma pessoa frustrada, angustiada, desgostosa da vida que leva, precisando se auto-afirmar às custas da ingenuidade e imaturidade adolescentes. Não é nada disso, acredite.
Indescritível a sensação que tive ao sair da escola hoje. Disposta, feliz, realizada. Valeu a pena, e foi sem dor. E ainda sobrou ânimo para tomar a vacina da febre amarela.
Amanhã vai ser hilário. Marcaram duas aulas de CIÊNCIAS (UHUL, FINALMENTE!!!!), mas por ser véspera de feriado, aposto e ganho que vão ter 3 ou 4 alunos sonolentos na sala. E eu. Tudo bem, tudo bem... Ah, e o melhor: depois dessas aulas, adivinha... o mais bizarro: 3 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PÁRA TUDO E CHAMA A NASA. A NAJA. A CLEÓPATRA. TÁ TUDO ERRADO. Como assim? Ah, legal, amanhã é dia de jogar bola com a garotada. Mal posso esperar.

Agora boa noite, senão já viu....

2 comentários:

Roberto disse...

Tenho uma dúvida.Você recebe da escola ao menos um livro da materia que você vai lencionar?Voce como eventual da tempo de se preparar para aula? brunoronberto3232@yahoo.com.br(MSN)

Jessica disse...

Olha lidar com adolescentes é complicado, acho que dar aula em universidade deve ser mais tranquilo, mas eu não troco por nada a sala de um ensino médio (nem comecei e ja to sonhando, me chame de louca, eu sou mesmo)
Acredito que temos que fazer algo para essa mulecada, abrir a mente,ajuda-los, muitos não tem bagagem cultural dos pais, e na escola não tem insentivo nenhum, poucos são os professores que se preocupam com isso, fico feliz quando encontro um *_* tipo você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página